
Produção de Mirtilo
A Quinta da Cumieira Nova é uma exploração agrícola com 15.000 plantas de Mirtilos de 4 espécies diferentes tanto em sabor como em textura.
A Quinta produz cerca de 50 toneladas destas bagas deliciosas que são colhidas entre o final de Maio e final de Agosto. Este é o período mais intenso na Quinta, no entanto, durante a os restantes meses há todo um trabalho com as diversas mondas manuais, a poda cuidada de cada árvore, capinar as linhas entre os camalhões e tantas outras.
Toda a produção é desenvolvida segundo normas globais muito exigentes tendo como objectivo a sustentabilidade de todo o processo produtivo.
Esta passa, por exemplo, pela gestão da água através de reserva das águas pluviais e o sistema de rega eficiente , como também pelas energias renováveis na utilização de painéis fotovoltaicos que torna a quinta autosuficiente em termos energéticos.
A gestão agrícola é auxiliada por software especializado que trabalha em paralelo com a estação meteorológica instalada no campo e no permite ter dados exatos dos nutrientes do solo e das plantas quer em excesso quer em falta. Este sistema permite optimizar recursos, tempo e aumentar a produção de cada planta.
A produção dos Mirtilos da Quinta da Cumieira Nova é controlada externamente por entidades que lhe confere diversas certificações como Global Gap, Grasp e Produção Integrada. Estas abre as portas da exportação estando os Mirtilis da Quinta em diversos países da Europa.