
Para mergulhar
Aqui estão os nossos sítios preferidos para se refrescar no verão e apreciar no inverno.
Vale do Rossim

No coração da Serra da Estrela, a uma altitude de 1437 metros esta praia fluvial está no maior vale glaciar da Europa e inserido na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela. Com uma beleza única. Bem como enorme valor científico e ambiental, esta lagoa foi criada devido à construção de uma barragem. Era uma das melhores pastagens para os rebanhos de transumância.
Praia Fluvial de Loriga

Situa-se no Parque Natural da Serra da Estrela e corre ao longo do vale aberto pelo antigo glaciar. São usadas as águas da ribeira de Loriga cuja nascente é no planalto da serra. É conhecida pelas suas águas frias e límpidas. São visíveis alguns vestígios de relevos acidentados que dão ao espaço grande valor paisagístico, que permitem a prática de atividades como percursos pedestres ou desportos de natureza. Conta com infraestruturas de apoio à praia, parque de estacionamento, casas de banho, posto de primeiros socorros e um parque de merendas. Te também um parque para bicicletas, um bar com esplanada, um ecoponto e ainda um parque infantil, além de vários percursos pedestres devidamente identificados. Visite a ponte romana e descubra o artesanato local.
Praia Fluvial Vila Cova à Coelheira

Inserida no Parque Natural da Serra da Estrela, é banhada pelo rio Alva e oferece uma enorme beleza paisagística na sua envolvente. Tem um parque de merendas devidamente equipado, sombras naturais, um parque de campismo, serviço de bar e ainda um parque infantil. Aproveite a praia fluvial, e as ribeiras de Vale de Paus e não deixe de contemplar a grande riqueza florestal, com predominância para o pinheiro, bem como o património cultural, como a Igreja Matriz, a capela do Santíssimo, a Casa das Obras, a ponte romana e o monumento à Imaculada Conceição.
Praia Fluvial do Dr Pedro

Zona balnear da Senhora do Desterro ou como é popularmente conhecida Praia do Dr. Pedro devido à história de um professor que iria com os seus alunos para lá. Está integrada na Mata do Desterro, na margem direita do rio Alva, na área protegida da Serra da Estrela. Perto da estância balnear, é possível encontrar um rico património museológico e religioso, a começar pelo Museu Natural da Eletricidade que dá apoio à praia, dispondo o serviço de apoio balneário e WC. Pelas margens do rio Alva, terá a oportunidade de conhecer as dez capelas do Santuário de Nossa Senhora do Desterro, conjunto classificado de interesse público.
Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros

Fica em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na ribeira da Caniça, afluente do rio Alva. O local é conhecido como o Souto da Lapa e conta ainda com afloramentos graníticos com um espelho límpido de água a que chamam Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros ou Praia da Caniça. Ao lado existe um dos mais extensos e antigos bosques de castanheiros da zona. Perto da praia há uma ponte romana, e um caminho pedonal que dá acesso ao buraco da Moura e a um miradouro que permite ver as quedas de água. O buraco da Moura é um sistema antigo de habitantes de cavernas. A construção de infraestruturas de apoio à praia como um bar de apoio, um parque de merendas com churrasqueira e casas de banho e um posto de primeiros socorros e estacionamento são outra das mais-valias.
Praia Fluvial do Poço da Broca

Localiza-se na ribeira de Alvoco, na Aldeia de Barriosa, em Vide. Resulta da intervenção do homem que há mais de 200 anos percebeu que se desviasse o curso da água melhor este recurso seria aproveitado para a agricultura. Criou-se assim uma impactante cascata de 10 metros de altura que deu origem à praia fluvial. Ao percorrer os diversos desníveis da ribeira encontra numa das margens o restaurante “Guarda Rios”. Além da beleza paisagística ainda pode encontrar nas margens garças, lontras, melros-peixeiros e guarda-rios.
Poço do Inferno

A 1.080 metros de altitude situa-se a cascata do Poço do Inferno. Garganta aberta por um afluente do Rio Zêzere, a Ribeira de Leandres, que desce das alturas do Curral na linha de contactos do xisto com o granito. Local de muita afluência turística, pela rara beleza e efeito espectacular da queda de água cristalina e gélida, que rasga por força da natureza o rochoso granito e xisto.
Lagoa Comprida

Esta lagoa construída a partir de uma lagoa natural está situada a 1600 metros de altitude, e é o principal reservatório de água da Serra da Estrela. Nas suas águas desaguam dois canais, um com 2354 metros designado de Covão do Meio, que desvia a água das encostas do Planalto da Torre, e outro o Covão dos Conchos com 1519 metros, que desvia as águas da Ribeira das Naves. Trata-se de um dos locais mais emblemáticos da Serra da Estrela. Este ponto de interesse encontra-se a 7,9 km da aldeia de montanha do Sabugueiro.
É um geossítio de âmbito glaciário e fluvioglaciário (GF4) do Estrela Geopark.
Praia Fluvial do Sabugueiro

O Rio Alva é afluente Mondego e a proximidade da serra garante águas frias e límpidas. A pureza da água permite ver os peixes a nadar. Em plena natureza, não há parque de estacionamento, é uma praia praticamente selvagem, onde se destaca a vegetação circundante. Tem ainda como atrativo a proximidade com a aldeia do Sabugueiro, ponto de paragem obrigatório pelos queijos e licores, e onde pode provar as sandes de queijo e presunto.